quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Gerando intercessores...



Ao contrário do que algumas pessoas pensam, oração e intercessão não são apenas para mulheres.
Porém quando se trata de oração, a vida de Ana é um exemplo, especialmente seu desejo de ser mãe, onde um novo posicionamento diante das dificuldades, seu clamor e coração derramados na presença de Deus fizeram toda diferença; Também quero destacar a vida de um homem: Elcana - marido de Ana e de Penina, que demonstrou ser um grande intercessor, um verdadeiro sacerdote em seu lar.
A primeira coisa que aprendo ao ler essa história é que nem sempre a busca ao Senhor começa através daquele que deseja tanto um milagre, mas que reconhece que o Senhor é Deus e governa sobre tudo e todos, que reconhece sua grandeza e poder, sua soberania e o adora e reverencia independente de qualquer situação.1Sm:1:1
É importante também destacar que Elcana, marido de Ana e Penina, tinha uma visão ampla a respeito da situação da sua casa.
Ele sacrificava por Penina, seus filhos e filhas e também sacrificava por Ana.
Porém por Ana ele sacrificava a porção dobrada porque a amava.
Chamou-me a atenção que por Penina: a perseguidora de Ana, aquela que tirava de certa forma a alegria e a paz no lar, Elcana sacrificasse apenas uma parte e pela perseguida: Ana Elcana sacrificasse a porção dobrada.
O que aprendemos aqui com o Senhor é que a minha dedicação maior deva ser pela que está sendo perseguido, pois este precisa ser fortalecido para que possa posicionar-se, para que ela mesmo possa ter visão do mundo espiritual... para que possa buscar ao Senhor tendo sua própria experiência com Deus e receber seu milagre.
Não que devamos substimar o inimigo, mas contra nossos inimigos nosso esforço em lutar, nossa dedicação deve ser menor, pois se reconhecemos Deus e olhamos para Ele, veremos nossos inimigos tal como Deus vê, vencido.


Aprendendo com Elcana:

1-É necessário que haja um intercessor(Isaías:59:16/Rm 8:26)

2-O intercessor deve amar incondicionalmente: apesar das limitações.Amar dobrado, paciência dobrada,oração dobrada, serviço dobrado,ainda que naquele momento não haja retorno algum 1Sm 1:5

É necessário discernir as limitações: O Senhor havia lhe cerrado a madre, o que ela queria não dependia só dela, porém Deus queria ensinar-lhes que haviam coisas que eles precisavam fazer. Como já dissemos em outros posts, aquilo que depende de você Deus não fará.
Também é notório que o intercessor, "Elcana",tinha necessidades. Um intercessor não é alguém que desprovido de necessidades! Elcana sacrificava por Ana, porque a amava dava por ela porção dobrada. Sabe o que significa? Que Elcana queria sua esposa de volta! Sua esposa animada, feliz, jovem, de bem com a vida, com aquele sorriso como o sol, capaz de encher uma casa... Se ela não estivesse bem, mas deprimida, como poderia haver chance de haver Samuel? Mulheres deprimidas perdem a auto-estima, o ânimo, o prazer de arrumar-se, de ficar perfumada...
Precisamos ter cuidado de na busca por um sonho ainda não alcançamos, percamos o que já temos e tornemos de fato inalcansável o que parece impossível.Ou seja, Ana não poderia gerar Samuel, se não tivesse um marido.

3-O intercessor é um observador: ele não faz vista grossa ou ignora, não mima, mas ama.vs:8

4-O amor de um intercessor é capaz de restaurar a vontade de viver(abre o apetite) e é capaz de fazer reagir o necessitado vs.9

é importante mostrar que a vida( a salvação) do necessitado tem mais valor do que aquilo que ele tanto deseja;

5-O intercessor vai ao lugar de cura, de adoração e sacrifício individualmente no primeiro momento, depois ele o leva e conduz até lá e permite que ele tenha seu próprio encontro.

O intercessor deve permitir que o outro tenha sua própria experiência.Aprendemos com Elcana que o intercessor é alguém limitado mas que permite que aquele que deseja o milagre tenha seu próprio encontro com Deus sem que ele interfira, nem mesmo quando o sacerdote do templo parece não entender o que estava acontecendo.

6-O intercessor crê e confia totalmente que tudo o que acontece diante do Senhor, na casa de Deus, irá cooperar para que o milagre aconteça. Ana precisava ser despertada, Deus estava sondando o coração de Ana ao permitir as duras palavras de Eli.
Algumas pessoas sairiam dali sentindo-se ofendidas, isso fez-me recordar a passagem em que uma mulher no novo testamento humilha-se na presença de Jesus dizendo:...mas Senhor até os cachorrinhos comem das migalhas da mesa de seu Senhor. A atitude de Ana diante do sacerdote, revela um coração quebrantado.

7-O intercessor caminha ao lado, sacrifica e adora e agradece, participa do milagre, mesmo antes dele ter acontecido.

8-Um intercessor gera outro intercessor: Ana tornou-se tão intensa na oração quanto elcana, aprendeu a "votar" e "sacrificar"com ele, também a adorar...
Ana não tornou-se apenas a mãe de Samuel e de outros filhos e filhas, mas a intercessora do sacerdote Samuel.Todos os anos ela tecia uma túnica e levava ao templo para seu filho.Isso tem um significado: a túnica era uma vestimenta que cobria todo corpo,protege, aquece, deixa confortável e aconchega.Assim também é o poder da oração, ela nos cobre e protege, aquece nossa alma nos dias frios e nos conforta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: