domingo, 3 de abril de 2011

Que Haja Harmonia e Paz Nos Relacionamentos Familiares.

”Deleita-te no Senhor e Ele satisfará o desejo do seu coração.”
Salmos 37:4

Deleita-te = Tenha prazer! Delicie-se! Saboreie! Sinta o gosto agradável, o som agradável!Relaxe! Descanse!

Deus quer restaurar em nossa vida o sabor, quer nos fazer deleitar e querer mais.
Quando penso em harmonia a primeira coisa que me vem a mente é a música bem executada. Uma música orquestrada seria para mim um dos maiores deleites, som sentido na alma, que transcende de tanto bom gosto e sensibilidade.
Beleza que para ser admirada exigiu muita disciplina, exercícios contínuos e repetidos, que mesmo alguns erros, algumas desafinações, ou cordas que se arrebentaram ou perderam-se, não puderam parar a música, mas serviram de experiência para fazê-la ainda melhor cumprindo o propósito original.
Nossa família é o lugar onde a música de Deus é estabelecida, o lugar onde compomos e ensaiamos para o propósito divino.
Sozinho sou apenas uma nota.
E é bom que se saiba que uma nota sozinha não é música, mas apenas uma nota!Parte de uma música que se deseja compor.
Portanto o individualismo não tem lugar para quem decidiu viver uma vida em família.
Harmonia significa: Paz coletiva entre pessoas, acordo; agradável sucessão de sons.
Essa palavra acordo lembra-me: acorde, que são duas ou mais notas tocadas simultaneamente.
Portanto harmonizar significa: estar ou por em acordo.
Amós 3:3 diz: andarão juntos se não estiverem de acordo?
Não poderá haver música sem acordes.
Que tipo de som ou música sua família tem produzido, que novas músicas sua família será capaz de reproduzir? Sua casa é um lugar de deleite? O Senhor também pode deleitar-se nela?
Isso me recorda a palavra Éden que significa: lugar de delícias!
Deus fez nossa casa para ser esse lugar.

Para que nossa casa tenha harmonia e paz é necessário:

1-Não ser egoísta ou individualista: Cada nota (pessoa) tem um som peculiar e um propósito no “ Projeto Musical Família” .Esse som precisa ser ouvido e estar devidamente afinado para que juntos possam produzir um único som. Porém compreender as características individuais, procurando atender e respeitar as diferenças, que são essenciais para o resultado final.
1Coríntios 13: 4
Deleita-te no Senhor!
Quem é o Senhor? Ele é Amor! (1 João4:7e 8)

2-Espírito de Cooperação: Efésios 4: 16, a sobrecarga traz desarmonia, porque traz desgaste e faz a corda arrebentar. Necessidade de delegar, pedir ajuda...
para que não haja desgaste.Como goteira...

3-Estabelecer limites: Não há beleza, reconhecimento ou prazer, não há nenhuma percepção, onde não há limites não há ordem ou harmonia. Cada indivíduo na família precisa saber onde sua participação começa e termina, onde tocamos juntos e aonde é o seu solo.
Devem existir esses momentos de solo, onde um indivíduo é apreciado e tem seu próprio momento seja prá expressar algo alegre ou sua dor, porém nenhum solo pode
ser deixado a vontade sem que se tenha limites, são acompanhados , apesar de certa liberdade com limites e afinação. A família não pode viver em função de um único instrumento, cada um precisa do seu momento, sua importância.1Pe.3:8 e 9

4-Necessidade de Autoridade: Não haverá harmonia sem que haja um maestro; é necessário que todos estejam sujeitos a autoridade para seguir a direção. Deus é o maestro maior e estabeleceu regentes na família: Pai e Mãe.
João15: 1, Efésio 6: 1 a 4

5- Perseverança e Disciplina: Não há harmonia se não houver ensaio, disciplinas, repetições
"Não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos da família da fé." (Gálatas 6 .9-10)
“Os seus filhos como plantas de oliveira a roda da tua mesa.”
Independente das condições: quente, seco, frio, úmido, rochoso ou arenoso, a oliveira viverá e produzirá fruto. Diz-se que, não é possível matar uma oliveira.
Ainda que cortada e queimada, novos ramos emergirão da raiz. Estes versículos nos lembram que, independente das situações da vida, devemos perseverar como a oliveira na presença de Deus.
“Eis que temos por felizes aos que perseveraram firmes. Tendes ouvido da paciência de Jó e vistes que fim o Senhor lhe deu; porque o Senhor é cheio de terna misericórdia e compassivo” (Tiago 5:11).

6-Estar bem consigo próprio e com Deus: como homens ou mulheres governarão sua casa (família)se não estiverem bem consigo próprios?
A ansiedade e as preocupações exageradas roubam a paz no lar, assim como a confiança.
Se quem cuida da casa não tem paz, como pois haverá paz no lar?
Salmo 128:4 e Salmo:127
O Salmo 128:3 diz: "A tua mulher será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos como plantas de oliveira à roda da tua mesa."
A analogia de seus filhos sendo "como plantas da oliveira à roda da tua mesa" diria que seus descendentes seriam abundantes, fortes e fiéis aos pais. Quando tiver chance, observe que quase toda oliveira tem até dez ou mais mudas brotando da raiz, em volta da árvore.
Salmo 128:3 é uma promessa de consolo e fidelidade do Senhor!

7- Ter não apenas relacionamento horizontal, mas vertical: Não haverá harmonia sem oração.
A harmonia pode ser entendida como relacionamento vertical num pentagrama, enquanto a melodia e o ritmo são horizontais.
Deus nos deu liberdade para viver em nosso próprio ritmo, fazendo minhas próprias escolhas(notas) que irão compor meus acordes para formar minha melodia(minha família)Mas somente nEle obtemos a harmonia, a beleza e a ordem que fará com que nossa família seja apreciada como a grande apresentação de uma orquestra.
“Todos quanto os virem os reconhecerão como Família bendita do Senhor”
Isaías 61:9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Click on the flag to translate

Quem somos

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
Este blog possui atualmente: